Alterações às normas do EUCAST

Os laboratórios de microbiologia clínica, desde 2014 e por recomendação da Direcção Geral de Saúde, seguem as Normas do EUCAST (European committee on antimicrobial susceptibility testing). A última actualização das Normas do EUCAST, em Janeiro de 2019, introduziu, entre outras, duas importantes modificações:

  • Alteração do conceito de susceptibilidade «Intermédia» que passa a ser interpretada como «Sensibilidade com aumento da exposição», ou seja: nestas situações existe elevada probabilidade de sucesso terapêutico se houver aumento da exposição do microrganismo ao antimicrobiano, quer por ajuste da dose quer por, no local da infecção, haver naturalmente elevada concentração do fármaco (exemplo: β-lactâmicos na urina).
  • Introdução do conceito de «Sensibilidade se alta dose», significa que para o antimicrobiano em questão, o sucesso terapêutico só é atingido com altas doses do antimicrobiano – tabela das doses disponibilizada pelo EUCAST.

Para uma informação mais completa recomenda-se a todos os sócios da SPDIMC a consulta do site do EUCAST (www.eucast.org)