Apresentação da Unidade de Doenças Infecciosas, Hospital Universitario “12 de Octubre”, Madrid, Espanha

Sou José Tiago Sequeira Lopes da Silva, médico especialista da Unidade de Doenças Infecciosas do Hospital Universitario “12 de Octubre” de Madrid, Espanha.

Embora nascido e criado em Lisboa, fiz a minha formação universitária e posterior especialidade em Medicina Interna no Complexo Hospitalario Universitario de Badajoz. Ao finalizar este período, por convite do Professor Doutor Jose Maria Aguado García, chefe da Unidade de Doenças Infecciosas do Hospital Universitario “12 de Octubre”, incorporei-me na sua equipa clínica.

Em Madrid, como bolseiro da Red Española de Investigación en Patologías Infecciosas (REIPI), tive oportunidade de desenvolver a minha tese doutoral, que versa sobre a utilização da viremia do Virus de Epstein-Barr como marcador de imunodepressão em receptores de transplante pulmonar, identificando de forma precoce os pacientes em risco de desenvolver infeções oportunistas. Actualmente, como médico assistente, sou o responsável do Programa de Uso Racional de Antimicrobianos (Antibiotic Stewardship), continuando a participar nos programas de investigação em curso na Unidade.

Junto com o Professor Doutor Jose Maria Aguado gostaríamos de apresentar a nossa Unidade aos diferentes Serviços de Doenças Infecciosas Portugueses. Recebemos alunos e médicos seniores, da Europa e América do Sul. Estamos disponíveis para receber os internos que estejam interessados a realizar um estágio connosco, e gostaríamos de vincar o nosso interesse de, no futuro, caso a oportunidade se apresente, participar em projectos de investigação comum.

Carta de apresentação da Unidade

Projetos e publicações mais importantes do último ano

José Tiago Sequeira Lopes da Silva

Doutor em Medicina pela Universidade Complutense de Madrid

Assistente de Medicina Interna / Unidade de Doenças Infecciosas

Hospital Universitario “12 de Octubre”

Madrid, Espanha