Banner_Site_CongInternContInfecao-LS2024_3ªProva

Congresso internacional de controlo de infeção e resistência antimicrobiana Luz Saúde 2024

Dia 1 de Março no auditório do Hospital da Luz Lisboa

Os conflitos armados, os movimentos migratórios de milhões de pessoas, a Inteligência Artificial e as ameaças à sustentabilidade do planeta são apenas alguns exemplos de um mundo em permanente mudança, que têm um impacto brutal e colocam grandes desafios em termos de prevenção e controlo de infeção.

É neste contexto que o Grupo Luz Saúde organiza a 14ª edição do seu Congresso Internacional de Controlo de Infeção e Resistência Antimicrobiana, que vai realizar-se já no próximo dia 1 de março, com a participação de conceituados especialistas nacionais e estrangeiros.

Logo na abertura, será feito um ponto da situação sobre infeções, resistências e consumos antimicrobianos em Portugal, em que serão apresentados os dados mais recentes do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).

O congresso vai depois desenrolar-se em quatro mesas-redondas, com moderadores e oradores distintos, sobre as seguintes áreas temáticas:

Guerras e migrações (em que serão abordados os principais desafios que enfrentamos, as doenças infeciosas nos migrantes em Portugal e o seu acesso a cuidados de saúde).

Inteligência Artificial em PCI e RAM (um novo mundo de soluções e alguns exemplos da transformação digital em curso).

Gestão de surtos (o papel do serviço de urgência, a sequenciação total do genoma e como melhorar a resposta das equipas).

Sustentabilidade em prevenção e controlo de infeção (reprocessamento de dispositivos médicos de uso único, o uso de equipamentos de proteção individual de forma sustentável e o movimento Global Green and Healthy Hospitals).

Objetivo

  • Atualizar as boas práticas de prevenção e controlo de infeção e resistências antimicrobianas
  • Melhorar as práticas em antibioterapia
  • Promover uma cultura de segurança em cuidados de saúde
  • Destinatários
  • Médicos;
  • Enfermeiros;
  • Técnicos de Sáude;
  • Farmacêuticos;
  • Gestores na área de controlo de infeção.

Duração
O evento tem uma duração aproximada de 6 horas.

Programa

Inscrições: https://learninghealth.up.events/e/congresso-internacional-de-controlo-de-infecao-e-resistencia-antimicrobiana-luz-saude-2024