HIV AND AGEING SEMINAR-3

Curso de HIV and Ageing

Curso de HIV and Ageing promovido pela Ahed e coordenado por Dr. Manuel Gonçalves.

O sucesso da medicina nos tratamento de HIV resultaram num número crescente de pessoas que estão a envelhecer com a doença. Estes indivíduos, para além da gestão da própria doença, têm agora de lidar com as doenças associadas à idade mais avançada, como as doenças cardiovasculares, renais, diabetes e neoplásicas.

O curso aborda a ciência básica e a patogénese do envelhecimento em pessoas infetadas pelo HIV, a epidemiologia deste problema, a necessidade de uma abordagem geriátrica para idosos infetados pelo HIV e questões específicas como fragilidade, doença cardiovascular, défices cognitivos e doenças neoplásicas.

O curso aborda também as implicações e necessidades sociais de uma população idosa com HIV e, as respostas que os serviços médicos e sociais precisam de desenvolver para atender às suas necessidades e garantir qualidade de vida.

O curso focará a discussão nas respostas médicas e sociais no contexto português e é dirigidos a todos os profissionais de saúde, psicólogos, assistentes sociais e dirigentes de organizações de apoio ao doente com HIV.

Para mais informações e inscrições aceda por favor: https://www.ahed.pt/en/programmes/view/transversal-challenges/hiv-and-ageing-seminar

Brochura PDF


A Ahed – Advanced Health Education é a nova escola em Portugal de estudos pós-graduados em saúde, constituída como uma organização sem fins lucrativos, que pretende gerar impacto positivo no desenvolvimento das competências dos profissionais e , por esta via, na saúde do indivíduo e da sociedade.

A Ahed tem como fundadores:

Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa

Grupo José de Mello Saúde

Associação Nacional das Farmácias

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Câmara Municipal de Cascais

A oferta formativa é marcada por uma abordagem de curta duração, com aulas práticas, experiências multidisciplinares e transversais e acesso a peritos nacionais e internacionais reconhecidos nas suas áreas de especialização.

Os cursos irão permitir a médicos, enfermeiros, técnicos laboratoriais e de imagem, fisioterapeutas, terapeutas, gestores e todos os demais profissionais que trabalham na área de Saúde, nacionais e estrangeiros, reforçar, atualizar e aprofundar o conhecimento e o desenvolvimento das suas competências científicas, técnicas, comportamentais e mesmo humanas, através de cursos de elevada especialização.

Em 2020 os cursos de formação iniciam a partir de Abril. Os cursos estão divididos por áreas temáticas e garantem acessos a acreditação nacional e internacional. Pode conhecer mais sobre a Ahed em www.ahed.pt e sobre os nossos cursos em https://www.ahed.pt/en/programmes.

O curso conta com o apoio de bolsas Educacionais da Indústria, permitindo um Additional Early bird discount no valor de 100 €, para inscrições realizadas com antecedência de 90 dias em relação à data de início do curso.