image002

IACS 2016 & Workshop “Acreeditação em Controlo da infeção”

Pelo 9º ano consecutivo irá realizar-se o simpósio comemorativo do Dia Internacional do Controlo de Infeção, uma iniciativa da ESCMID, à qual o Grupo Luz Saúde se iniciou desde a primeira hora, sendo que desde a abertura do Hospital Beatriz Ângelo, em 2012, é realizado alternadamente entre o Hospital da Luz-Lisboa e o Hospital Beatriz Ângelo.

Em 2016 o enfoque será sobre o problema dos Gram negativos resistentes aos carbapenemos, a educação em controlo de infeção, nomeadamente no estabelecimento de um curriculum europeu, em aspetos inovadores nesta área.

Aborda ainda as vantagens da acreditação para o controlo de infeção e apresentaremos algumas novidades para 2016.

Conta com a presença do Professor José Artur Paiva, numa conferência sobre os desafios em controlo de infeção em Portugal, além de três oradores internacionais, destacando-se o Professor Jesús-Rodriguez Bañ, e conta, quer nas apresentações, quer nas moderações, com preletores nacionais de referência.

Terá uma sessão-almoço sobre utilização da tecnologia “bactiguard”, apresentada pelo Dr Radu Tincu.

E, a propósito do título, haverá uma breve homenagem a Carl Sagan, que nos deixou há precisamente 20 anos. Embora sendo um Astrofísico, a sua visão do Universo e os ensinamentos por ele transmitidos não podem passar despercebidos… afinal “todos somos apenas poeira cósmica”.

Mantendo a tradição, o simpósio é de assistência gratuita. Contudo, face ao número limitado de lugares (cerca de 100), é necessária a reserva, utilizando o link disponibilizado no programa, pedindo aos Colegas que a sua inscrição se traduza efetivamente em presença e solicitando que não mais de três elementos por unidade de saúde estejam presentes.

Em complemento, pelo 3º ano consecutivo, teremos o Workshop de Acreditação em Controlo de Infeção, cujo programa foi alterado face à experiência dos anos anteriores, com introdução de novos temas e de componente prático com simulações, o qual tem um custo associado.

A inscrição é efetuada em link próprio, sendo independente da inscrição no simpósio, estando disponível no programa respetivo.

Programa IACS 2016

Programa Workshop