O programa Gilead Génese está de volta!

Encontram-se abertas as candidaturas à 8ª edição do Programa Gilead GÉNESE até 15 de julho e os projetos devem ser submetidos através do website www.gileadgenese.pt.

As Bolsas do Programa Gielad GÉNESE podem ir até 40.000 euros por projeto, nas seguintes áreas terapêuticas:

Virologia:
Hepatites virais crónicas
Infeção por VIH/SIDA
Long COVID-19

Oncologia:
Hemato-oncologia
Cancro da mama

A História do Programa Gilead GÉNESE fala por si! Desde 2013 que a ambição deste Programa tem sido a mesma: incentivar a investigação, a produção e a partilha de conhecimento e a viabilização de iniciativas que conduzam à implementação de boas práticas no acompanhamento dos doentes, promovendo assim melhor saúde a nível nacional.

Para mais informações sobre o Programa Gilead GÉNESE, consulte o website www.gileadgenese.pt

Continuar a ler >

Online Webinar – Update on acute hepatitis of unknown aetiology in children

Topic: Update on acute hepatitis of unknown aetiology in children
Time: Jun 9, 2022 01:00 PM Zurich

Join Zoom Meeting
https://escmid-org.zoom.us/j/89934097678?pwd=SWdoakJwTG83REgzaFRBeW1aQys0Zz09

Continuar a ler >

9º Encontro Nacional Clínica de Ambulatório VIH e 1ª Reunião de Imunodisfunções

Nos dias 2 e 3 de junho de 2022 vai-se realizar o 9º Encontro Nacional Clínica de Ambulatório VIH e 1ª Reunião de Imunodisfunções no Centro de Congressos Alfândega do Porto.

Um dia antes, no dia 1 de junho de 2022, realiza-se o Curso da 1ª Reunião de Imunodisfunções – COVID-19 em diferentes populações de imunodeprimidos.

Para efeitos de Inscrição e Submissão de resumos, os interessados deverão aceder a: www.clinicaambulatorio-vih-imunodisfuncoes-2022.com

PROGRAMA

Continuar a ler >

XV Congresso Nacional Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica | XIII Congresso Nacional VIH/SIDA

Peniche, 1 a 3 de dezembro de 2022
Cursos pré-Congresso no dia 30 de novembro, no mesmo local.

Continuar a ler >

MSD ID Clinical Cases

A MSD com o patrocínio científico de diversas sociedades médicas e científicas desenvolveu ao longo deste ano a iniciativa ID Clinical Cases nas áreas de infeção por bactérias multirresistentes gram-negativo e por citomegalovirus (CMV), visando a partilha de conhecimento e reforçando o compromisso de investimento na investigação médica.

Veja os melhores momentos:
ID Clinical Cases 2021

Fazer o download Livro de Casos Clínicos

Este continua a ser o compromisso MSD por isso esteja atento às próximas iniciativas ID Clinical Cases 2022.

Continuar a ler >

Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde

Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde é um programa global de Educação para a Saúde. O programa Choosing Wisely foi fundado em 2012 nos Estados Unidos da América pelo American Board of Internal Medicine. O programa foi posteriormente adaptado e implementado em diversos países, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, Itália, Japão, Nova Zelândia, País de Gales, Reino Unido e Suíça.

O programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde tem como principal objetivo promover escolhas em Saúde baseadas na melhor evidência científica disponível, promovendo a utilização adequada de exames complementares de diagnóstico e reduzindo o número de intervenções desnecessárias, sem eficácia/evidência comprovada e/ou com uma relação risco-benefício desfavorável.

As recomendações dirigidas aos profissionais de Saúde serão realizadas por peritos na área e emitidas pelos Colégios da Especialidade da Ordem dos Médicos, com respetiva fundamentação científica, contribuindo assim para uma melhor qualidade nos cuidados de Saúde prestados e servindo de suporte à comunicação médico-doente. O programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde preconiza também a criação de materiais pedagógicos destinados aos doentes que transmitam as recomendações em linguagem acessível, de forma a promover a literacia em Saúde e contribuir para decisões partilhadas em Saúde.

Em Portugal, o programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde encontra-se sedeado na Ordem dos Médicos. O conteúdo das recomendações do programa é da exclusiva responsabilidade do/dos Colégios da Especialidade da Ordem dos Médicos que as redigiram e emitiram.

Mais informações sobre o programa:

Link para a área do site da OM onde estão publicadas as recomendações divididas por especialidades:

Continuar a ler >

Programa Global de Bolsas de Investigação Pfizer 2021 | Abertura de candidaturas

Está a decorrer o processo de Submissão de Propostas a um Programa Competitivo de Bolsas, cujas submissões consideradas para financiamento deverão integrar-se enquanto Quality Improvements.
Os projetos serão analisados por um painel de revisores independente, que irá selecionar os projetos para financiamento. A Pfizer não tem influência sobre nenhum aspeto dos projetos e apenas solicita relatórios sobre os resultados e o impacto dos mesmos, para partilha pública.

Mais informações em: Antimicrobial Stewardship (AMS) Programs to Address Health Inequities arising from Socioeconomic Disparities (documento em anexo)

Âmbito Geográfico: EUA, Europa, Japão, Coreia de Sul, Austrália e Nova Zelândia

Área de interesse: Anti-infeciosos

Área de interesse específica: Este processo de submissão pretende avaliar projetos que tenham identificado disparidades relacionadas com fatores socioeconómicos, tais como etnia, cultura, género e idade, em unidades de cuidados de saúde com recursos limitados, com impacto desproporcional no uso apropriado de antimicrobianos. Por sua vez, serão considerados projetos que proponham uma intervenção para responder a essas disparidades, com o objetivo de melhorar e medir os resultados em saúde.
Nota: Não é nossa intenção apoiar projetos de investigação clínica. Projetos que avaliem eficácia terapêutica ou meios de diagnóstico não serão considerados.

Data Limite para submissão: 15 de dezembro de 2021 (Apenas serão aceites as propostas que sejam submetidas nos prazos indicados.)

Para mais informações: Jéssica Ribeiro (+351 934 830 006 | jessica.ribeiro@pfizer.com)

A Global Bridges Healthcare Alliance, sediada na Mayo Clinic, dedica-se a apoiar as comunidades globais com o intuito de promover os cuidados de saúde baseados na evidência. Desde 2014, a Global Bridges tem trabalhado em colaboração com o programa Pfizer Global Medical Grants (GMG) para apoiar programas de Educação Médica e Quality Improvements em várias áreas clínicas, incluindo o tratamento da dependência tabágica, oncologia, amiloidose e utilização de antibióticos.

Continuar a ler >

WSPID 2022 – Call for Abstracts

WSPID 2022
Virtual Congress
22 – 24 February 2022

Key Dates
Abstract Submission Deadline: 8 December 2021
Early Registration Deadline: 30 November 2021

Addressing the immense burden of pediatric infectious diseases
The 12th World Congress of the World Society for Pediatric Infectious Diseases (WSPID) is going virtual! Join us online from 22-24 February 2022 to address the most important issues in infectious diseases that affect children and their families. WSPID, the only global society that is devoted entirely to pediatric diseases in children, invites you to hear the latest developments relevant to your patients, to interact with world experts in all aspects of pediatric infectious diseases, to meet colleagues from all over the world and to network for new opportunities and collaborations to address the immense burden of infectious diseases.

Mais informações: WSPID2022.com

Continuar a ler >

Congresso Virtual do HPV Clinical Cases 2021

Congresso Virtual do HPV Clinical Cases 2021
Dias 22 e 23 de outubro de 2021

Programa
Registo: https://hpvclinicalcases.pt/.

Continuar a ler >

16º Curso de Pós-Graduação em Doenças Infeciosas

Encontram-se abertas as inscrições para o 16º Curso de Pós-Graduação em Doenças Infeciosas, que se vai realizar de 11 outubro 2021 a 19 abril 2022.

O 16º Curso de Pós-Graduação em Doenças Infeciosas realizar-se-á em formato virtual, às segundas e terças-feiras, das 17h00 às 19h00 (fuso horário Portugal), entre os meses de outubro de 2021 e abril de 2022 e é constituído por 3 MÓDULOS, com avaliação de conhecimentos no final de cada módulo.

Os módulos são compostos pela seguinte estrutura temática:

  • Módulo I: Princípios básicos das doenças infeciosas
  • Módulo II: Síndromas clínicas major
  • Módulo III: Tópicos especiais

Para efeitos de Inscrição, os candidatos deverão formalizar o seu pedido de inscrição no seguinte website: www.16cursopgdi.com e a data limite para se inscrever é até 20 de setembro de 2021.

Cartaz

Continuar a ler >

17º Encontro Nacional de Atualização em Infeciologia

17º Encontro Nacional de Atualização em Infeciologia
24 a 26 novembro de 2021
Centro de Congressos Porto Palácio

Prazo limite para entrega de trabalhos: 26 de setembro de 2021

Prémios para os 3 melhores trabalhos

Para mais informações consultar: www.17enai.pt

Continuar a ler >

Candidatura de listas para os órgãos sociais da SPDIMC – Quadriénio 2021/2025

A Direção da Sociedade Portuguesa de Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica (SPDIMC) informa todos os seus associados que está aberto um período de candidatura de listas para os órgãos sociais da SPDIMC, para o quadriénio 2021/2025.

A composição das listas deve respeitar a seguinte distribuição:
·        Direção – região Centro
·        Assembleia geral – região Sul
·        Conselho Fiscal – região Norte

As listas de candidatura devem ser enviadas, até ao dia 15 de Agosto de 2021, para o email da SPDIMC (spdimc@gmail.com).

Tendo em conta a situação atual da pandemia COVID-19, informa-se que será realizada uma Assembleia Geral virtual da SPDIMC na primeira quinzena de Outubro de 2021 (em data a indicar) para a eleição dos órgãos sociais da Sociedade.

Com os melhores cumprimentos,

Prof. Doutor Fernando Maltez
Presidente da Direção

Continuar a ler >

Bolsa de Estudo Prof. Doutor Carrington da Costa/ViiV

Estão abertas as inscrições para a Bolsa de Estudo Prof. Doutor Carrington da Costa/ViiV relativas ao ano de 2021.

Candidaturas abertas até dia 15 de agosto de 2021.

Mais Informações: Separador Bolsas

Continuar a ler >

Manejo de Antimicrobianos e Encontro Ibero-americano sobre Antimicrobianos

Curso on-line “Manejo de Antimicrobianos em situações especiais”

7 de julho a 31 de agosto
Um curso que lhe permitirá:

  • Obter os melhores resultados clínicos nos pacientes submetidos a tratamentos antimicrobianos de uma maneira custo-beneficiosa.
  • Identificar os pacientes e as situações clínicas especiais que requerem um ajuste na dosificação dos antimicrobianos.
  • Minimizar a probabilidade de aparição de eventos adversos e interações medicamentosas associadas ao uso dos antimicrobianos.
  • Aumentar a vida útil dos antimicrobianos atualmente disponíveis ao reduzir a pressão da seleção e a conseqüente emergência de microorganismos multirresistentes.

Inscrição


Encontro ibero-americano sobre uso de Antimicrobianos

29 de setembro a 23 de novembro
Evento em formato congresso, com um programa acadêmico-educativo que potencializa o intercâmbio de conhecimento e experiências entre participantes e especialistas convocados.
O evento contará com:

  • +de 10 Webinários ao vivo
  • +de 30 Speakers internacionais
  • Simulações clínicas
  • Salas de networking
  • Materiais para download

Inscrição

Continuar a ler >

9º Congresso Pandemias na Era da Globalização

9º Congresso “Pandemias na era da globalização”, este ano em formato virtual, a decorrer nos dias 25 e 26 de maio de 2021.

Para mais informações, poderão os interessados aceder ao sítio do congresso, em:
www.pandemias2021.pt

Continuar a ler >

redEMC: Novos cursos

E para sócios da SPDIMC:

*Válido até 21/12/2020

Continuar a ler >

ISAC Member Society

Member benefits include:

Continuar a ler >

Criação de Grupos de Estudo

Mais informação aqui.

Continuar a ler >

Plataforma ECCVID gratuita em dezembro

A ESCMID está a oferecer o acesso à plataforma ECCVID gratuitamente durante o mês de dezembro.

O acesso gratuito estará disponível até dia 25 de dezembro de 2020.

Website ESCMID

Continuar a ler >

EUCAST – More Webinars

O EUCAST vai realizar mais webinars nos dias 20 e 30 de Novembro, repetido em três horários (em Portugal é menos uma hora), aberto a todos, clínicos e microbiologistas, com as atualizações previstas para 2021.

1. November 20th in 3 time slots at 8.00, 13.00 and 16.00 (CET). The seminar will explore the new definitions of “S, I and R”, and the correlation between breakpoints and dosing/exposure, and will host a live Q and A as well.

https://www.eucast.org/fileadmin/src/media/PDFs/EUCAST_files/General_documents/Zoominars/EUCAST_Zoominars_on_Friday_20th_of_November.pdf

2. November 30th in the same 3 time slots at 8.00, 13.00 and 16.00 (CET). This one will focus on the Area of Technical Uncertainty (ATU) in antimicrobial susceptibility testing.

https://www.eucast.org/fileadmin/src/media/PDFs/EUCAST_files/General_documents/Zoominars/EUCAST_zoominar_30_Nov_2020.pdf

Continuar a ler >