XV Master de SIDA de la Universidad de Barcelona

XV MASTER DE SIDA DE LA UNIVERSIDAD DE BARCELONA (UB)

(Cursos académicos 2019-20 y 2020-21)

OBJETIVOS GENERALES DEL CURSO: Proporcionar la formación teórica y práctica necesaria para tener un conocimiento integral de la patología derivada de la infección por el VIH/SIDA.

DIRIGIDO A: Licenciados de Medicina y Enfermería y otros Grados de las Ciencias de la Salud, para acceder a los niveles de Diplomatura y MASTER, en esta disciplina.

DURACION
- DIPLOMATURA, 1 AÑO (CURSO ACADEMICO 2019-21);
- MASTER, DOS AÑOS (CURSOS ACADEMICOS 2019-20 y 2020-21)

+ Info

Informação detalhada

Continuar a ler >

Curso Microrganismos Multirresistentes: Resolução de casos na prática clínica diária

EviMed e a Rede de Educação Médica Continuada para a América Latina, redEMC, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Infectologia, organizam este curso on‑line sobre “Microrganismos multirresistentes: resolução de casos na prática clínica diária”.

O objetivo do curso é a abordagem clínica, diagnóstica e terapêutica das principais infecções por germes multirresistentes, sob um olhar infectológico e microbiológico integrado. Com essa finalidade, a cada semana serão abordados casos clínicos, em um formato de simulação interativa, a partir dos quais serão analisados os desafios apresentados pelo manejo desses pacientes, visando transferir esses conhecimentos para casos similares.

Data: 13 de maio a 30 de junho de 2020

Mais informações: https://redemc.net/multirresistentes

Continuar a ler >

12as Jornadas de Atualização em Doenças Infeciosas do Hospital de Curry Cabral – CHULC

12as Jornadas de Atualização em Doenças Infeciosas do Hospital de Curry Cabral -CHULC

23 e 24 janeiro de 2020

Culturgest – Auditório da Caixa Geral de Depósitos – Lisboa

Link de acesso às Jornadas: http://www.12jornadasdoencasinfeciosas.com/

Continuar a ler >

1ª Reunião Luso-Brasileira de Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica

1ª Reunião Luso-Brasileira de Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica, que se vai realizar no dia 30 de novembro de 2019, em Lisboa, no Hotel Olissippo Oriente.

Link da Reunião: http://www.reuniaolusobrasileira2019-spdimc-sbi.com/

Continuar a ler >

1ªs Jornadas “Uma só saúde – Estratégia Nacional do Combate à Resistência aos Antimicrobianos”

No âmbito do programa europeu “ONE HEALTH”, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e a Associação Portuguesa do Ambiente (APA), vão realizar em 2019, as 1as Jornadas “UMA SÓ SAÚDE” – Estratégia Nacional do Combate à Resistência aos Antimicrobianos”, inseridas nas V Jornadas PPCIRA, 2019, para dar a conhecer o Plano Nacional de Combate à Resistência aos Antimicrobianos (PNCRAM) no âmbito da celebração do Dia Europeu e Semana Mundial do antibiótico.

O Evento vai decorrer nos dias 18 e 19 de novembro de 2019, no Auditório da Sociedade Portuguesa de Geografia, na Rua das Portas de Sto. Antão, n.º 100, na baixa de Lisboa.

As inscrições dos profissionais devem ser realizadas através do link: https://www.dgs.pt/inscricoes-em-eventos.aspx

Continuar a ler >

Apresentação do livro “A relação médico-doente: Um contributo da Ordem dos Médicos”

A Ordem dos Médicos e a Editora By the Book têm muito gosto em convidar V. Ex.ª para a apresentação do livro “A relação médico-doente: Um contributo da Ordem dos Médicos”, que vai realizar-se no Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, no dia 25 de Novembro de 2019, pelas 18.00 horas.

Cartaz

Convite

Continuar a ler >

Falecimento do Senhor Professor Doutor Henrique Lecour

A Direção da Sociedade Portuguesa de Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica vem, por este meio, informar todos os associados que, no dia 20 de Outubro de 2019, faleceu o Exmº Senhor Professor Doutor Henrique Lecour, digníssimo Professor Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, ex-Diretor do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar e Universitário S. João e ilustre Infeciologista, aproveitando para endereçar à família as suas sentidas condolências.


A Direção da SPDIMC

Continuar a ler >

Percurso 1 e Percurso 2 – 120 anos da Peste Bubónica

120 Anos da Peste Bubónica

Percursos da Peste

No âmbito da sessão evocativa dos 120 Anos da Peste Bubónica e das comemorações do seu centésimo vigésimo aniversário, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge I.P. (INSA), promove, nos dias 18 e 19 de outubro, os percursos históricos: “Lugares da peste – da Ribeira ao cordão sanitário” e “Lugares de assistência aos empestados”, conforme detalhes infra:

Percurso 1 – “Lugares da peste – da Ribeira ao cordão sanitário”

Sinopse: no dia 4 de julho de 1899, o médico Ricardo Jorge foi alertado, através de um bilhete de um negociante da Rua de S. João, para uns estranhos falecimentos ocorridos na Rua da Fonte Taurina, números 88, 84 e 70. Este percurso vai identificar o lugar e as suas características no contexto da época. Cerca de 2 meses depois a Junta Consultiva de Saúde Pública, máxima autoridade sanitária, impôs à cidade um cordão sanitário, controlado pelo Exército, que originou uma Reunião de Comerciantes e Homens de Negócios, no Palácio da Bolsa, onde o percurso terminará. A direção do percurso será efetuada pela Dra. Maria Isabel Andrade Silva, do departamento da Cultura da Câmara Municipal do Porto.

Dia: 18 de outubro

Horário: 15h30

Ponto de partida: Casa do Infante

Ponto de chegada: Palácio da Bolsa

Duração: 1h30

Percurso a pé.

Percurso 2 – “Lugares de assistência aos empestados”

Sinopse: os empestados da Rua da Fonte Taurina, e de outros locais das Freguesias da Sé, S. Nicolau e Miragaia são, inicialmente, internados no Hospital de Santo António, e posteriormente transferidos de noite para o Hospital de Nosso Senhor do Bonfim, o popular Goelas de Pau (o hospital criado 15 anos antes para receber e isolar os doentes durante a epidemia de cólera – Hospital de Joaquim Urbano). Perante as suspeitas de “moléstia tão exótica e remota”, Ricardo Jorge lançou-se no estudo bacteriológico do material purulento recolhido dos doentes. Encontraremos no Museu do Hospital de Santo António alguns dos objetos laboratoriais, na senda do estado da medicina, na época. Do Hospital de Santo António sairemos para visitar o Hospital de Joaquim Urbano. A direção do percurso e apresentações serão efetuadas pela Dra. Sónia Faria, diretora do Museu do CHUP, e pela Dra. Maria Isabel Andrade Silva, do departamento de Cultura da Câmara Municipal do Porto.

Dia: 19 de outubro

Horário: 10h00

Ponto de partida: Hospital de Santo António – Hall de entrada.

Ponto de chegada: Hospital de Joaquim Urbano

Duração: 2 horas

Percurso em autocarro do Hospital de Santo António até ao Hospital de Joaquim Urbano.

Limite máximo de participantes por percurso: 50

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição aqui, até dia 16 de outubro.

Continuar a ler >

Sessão Evocativa “120 anos da Peste Bubónica”

Sessão Evocativa

120 Anos da Peste Bubónica

Tudo começou na rua da Fonte Taurina, Porto, em julho de 1899, quando Ricardo Jorge, Diretor do Laboratório Municipal de Bacteriologia do Porto, é avisado por um comerciante, nos primeiros dias do mês, da existência local de óbitos preocupantes, porque frequentes. Ricardo Jorge interessa-se pelo assunto e investiga. A causa de óbito apontada nos documentos oficiais era, na generalidade dos casos, patologia banal. No entanto, a sua observação de clínico experiente, que optara decididamente pela Higiene, configurava uma causa muito diferente e temerária: a Peste Bubónica. Procede, então, à colheita de produtos biológicos e executa ensaios para isolamento do agente etiológico pelos métodos culturais, conforme cânones da Microbiologia da época. No último dia de julho de 1899 o resultado obtido no seu laboratório era inequívoco: o bacilo de Yersin tinha sido isolado. A Peste Bubónica tinha chegado ao Porto.

Integrada nas comemorações do centésimo vigésimo aniversário do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge I.P. (INSA), cuja origem remonta ao antigo Instituto Central de Higiene, criado em 28 de dezembro de 1899, o Instituto Ricardo Jorge promove, no dia 18 de outubro, no Auditório da Casa do Infante, sito na Rua da Alfândega, n.º 10, no Porto, uma Sessão Evocativa alusiva aos 120 Anos da Peste Bubónica.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição aqui.

Programa

Continuar a ler >

Curso de Infeções do Sistema Nervoso Central no Século XXI: Novos desafios associados ao progresso médico

O Curso de Infeções do Sistema Nervoso Central no Século XXI: Novos desafios associados ao progresso médico, vai realizar-se nos dias 22 e 23 de Novembro de 2019, na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, Porto.

Preço: 200€

Inscrições: http://bit.ly/cursosncsdi2019 (40 inscrições)

Programa

Continuar a ler >

16º Encontro Nacional de Atualização em Infeciologia

16º Encontro Nacional de Atualização em Infeciologia, que vai decorrer de 2 a 4 de Outubro de 2019, no Centro de Congressos Porto Palácio, Porto.

O prazo para receção das Comunicações Orais termina, impreterivelmente, a 31 de Agosto de 2019.

Programa

Para mais informações poderá consultar o link: https://www.16enai.pt

Continuar a ler >

Bolsas de Estudo Prof. Doutor Carrington da Costa/ViiV

Estão abertas as inscrições para as Bolsas de Estudo Prof. Doutor Carrington da Costa/ViiV relativas ao ano de 2019.

Candidaturas abertas até dia 31 de agosto de 2019.

Mais Informações: Separador Bolsas

Continuar a ler >

IV Conferência Infecção e Doenças Infecciosas 2019

A IV Conferência Infecção e Doenças Infecciosas decorre no dia 25 de maio, no Auditório CCC, em Campo Maior, em Portalegre.

“Tópicos em Microbiologia”, “Big data e doenças infecciosas”, “Tópicos em infecciologia, a propósito de casos clínicos”, e “terapêuticas bacteriofágica – que futuro?” são alguns dos temas a ser discutidos agendados no programa científico, agora divulgado.

O programa contempla ainda palestrantes como o o Prof. Doutor Thomas Hanscheid, o Prof. Doutor Joaquim Ferreira, o Dr. Robert Badura, o Prof. Doutor João André Carriço, a Prof.ª Doutora Elisabete Martins e o Dr. Eugénio Teófilo.

As inscrições são gratuitas, mas sendo obrigatórias devem ser efetuadas para este email: idi2019@centrocienciacafe.com.

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que está a organizar o evento, disponibiliza transporte de autocarro desde Hospital de Santa Maria, em Lisboa, até Campo Maior, e vice-versa.

Continuar a ler >

Alterações às normas do EUCAST

Os laboratórios de microbiologia clínica, desde 2014 e por recomendação da Direcção Geral de Saúde, seguem as Normas do EUCAST (European committee on antimicrobial susceptibility testing). A última actualização das Normas do EUCAST, em Janeiro de 2019, introduziu, entre outras, duas importantes modificações:

  • Alteração do conceito de susceptibilidade «Intermédia» que passa a ser interpretada como «Sensibilidade com aumento da exposição», ou seja: nestas situações existe elevada probabilidade de sucesso terapêutico se houver aumento da exposição do microrganismo ao antimicrobiano, quer por ajuste da dose quer por, no local da infecção, haver naturalmente elevada concentração do fármaco (exemplo: β-lactâmicos na urina).
  • Introdução do conceito de «Sensibilidade se alta dose», significa que para o antimicrobiano em questão, o sucesso terapêutico só é atingido com altas doses do antimicrobiano – tabela das doses disponibilizada pelo EUCAST.

Para uma informação mais completa recomenda-se a todos os sócios da SPDIMC a consulta do site do EUCAST (www.eucast.org)

Continuar a ler >

I Simpósio Dia Mundial da Tuberculose FFUL-SPP-SPDIMC

Para a comemoração do Dia Mundial da Tuberculose, o Departamento de Inovação e Ciência (DIC) da Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (AEFFUL) organiza, juntamente com os Investigadores do Instituto de Investigação do Medicamento, o iMed.ULisboa, e a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa), na pessoa da Professora Doutora Isabel Portugal e do Investigador João Perdigão, com a Associação de Estudantes da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM), com a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), com a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e com a Sociedade Portuguesa das Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica (SPDIMC), o I Simpósio Dia Mundial da Tuberculose FFUL-SPP-SPDIMC.

O Simpósio irá decorrer durante o dia 25 de Março, tendo início às 9 horas, na principal sala da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, o Auditório Maria Odette Santos-Ferreira e vai contar com a presença de Moderadores de Mesa e Oradores com trabalho de Investigação internacionalmente reconhecido na área da Tuberculose e restantes áreas relacionadas, sendo a sessão de abertura realizada pela Diretora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Professora Doutora Matilde Fonseca e Castro.

Este evento não terá custo de inscrição, sendo de entrada livre.

As inscrições para o simpósio irão decorrer online de 15 a 22 de Março através deste link.

Pode consultar o programa aqui.

Link do evento no Facebook : https://www.facebook.com/events/336303673896130/

Link formulário de inscrição : https://podio.com/webforms/22469832/1583856

Link Evento Site AEFFUL : http://www.aefful.pt/i-simposio-tuberculose/

Esperamos ser um dia proveitoso para todos os participantes com a abordagem de temas relevantes para esta que é considerada a Primeira Doença Bacteriana e Segunda Doença Infecciosa.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida através do seguinte e-mail: dic@aefful.pt

Continuar a ler >

Apresentação da Unidade de Doenças Infecciosas, Hospital Universitario “12 de Octubre”, Madrid, Espanha

Sou José Tiago Sequeira Lopes da Silva, médico especialista da Unidade de Doenças Infecciosas do Hospital Universitario “12 de Octubre” de Madrid, Espanha.

Embora nascido e criado em Lisboa, fiz a minha formação universitária e posterior especialidade em Medicina Interna no Complexo Hospitalario Universitario de Badajoz. Ao finalizar este período, por convite do Professor Doutor Jose Maria Aguado García, chefe da Unidade de Doenças Infecciosas do Hospital Universitario “12 de Octubre”, incorporei-me na sua equipa clínica.

Em Madrid, como bolseiro da Red Española de Investigación en Patologías Infecciosas (REIPI), tive oportunidade de desenvolver a minha tese doutoral, que versa sobre a utilização da viremia do Virus de Epstein-Barr como marcador de imunodepressão em receptores de transplante pulmonar, identificando de forma precoce os pacientes em risco de desenvolver infeções oportunistas. Actualmente, como médico assistente, sou o responsável do Programa de Uso Racional de Antimicrobianos (Antibiotic Stewardship), continuando a participar nos programas de investigação em curso na Unidade.

Junto com o Professor Doutor Jose Maria Aguado gostaríamos de apresentar a nossa Unidade aos diferentes Serviços de Doenças Infecciosas Portugueses. Recebemos alunos e médicos seniores, da Europa e América do Sul. Estamos disponíveis para receber os internos que estejam interessados a realizar um estágio connosco, e gostaríamos de vincar o nosso interesse de, no futuro, caso a oportunidade se apresente, participar em projectos de investigação comum.

Carta de apresentação da Unidade

Projetos e publicações mais importantes do último ano

José Tiago Sequeira Lopes da Silva

Doutor em Medicina pela Universidade Complutense de Madrid

Assistente de Medicina Interna / Unidade de Doenças Infecciosas

Hospital Universitario “12 de Octubre”

Madrid, Espanha

Continuar a ler >

Comunicado

A Direção da Sociedade Portuguesa de Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica e todos os seus associados, vêm, por este meio, lamentar o falecimento do colega e amigo Dr. Luís Filipe Diniz Cabral Caldeira que será sempre recordado com grande saudade e endereçar à família enlutada os seus mais sentidos pêsames.

A Direção da SPDIMC
Fernando Maltez

Continuar a ler >

24.º Simpósio de Infecção e Sepsis

O Grupo de Infecção e Sepsis vai realizar, de 06 a 08 de Março de 2019, no Ipanema Park Hotel, o seu 24º Simpósio de Infecção e Sepsis.

Como tem sido habitual contamos novamente com um conjunto de especialistas de renome mundial nas suas áreas e com um programa abragente e actual.

Os grandes temas em discussão em 2019 serão os seguintes:
- The growing challenges of sepsis and AMR
- Infection, antibiotics and sepsis in the ED and ICU
- Adjunctive therapies for sepsis

Consulte o programa e o cartaz online em www.gis.pt

Continuar a ler >

8º Congresso Pandemias na Era da Globalização

8º Congresso “Pandemias na era da globalização”, a decorrer em Coimbra, no Hotel Vila Galé, nos dias 30 e 31 de maio de 2019.

Para mais informações, poderão os interessados aceder ao sítio do congresso, em:
www.pandemias2019.com

Continuar a ler >

Workshop: Modern Concepts in Management of Implant-Associated Infections

Workshop: Modern Concepts in Management of Implant-Associated Infections
2 de março, no Hotel Olissipo Oriente, em Lisboa

Programa

A inscrição é feita através do website:
https://www.pro-implant-foundation.org/news/news-archive/387-workshop-on-orthopedic-trauma-infections-in-lisbon-portugal-on-2-march-2019

Continuar a ler >